Experiências didáticas
UM OLHAR PARA A NARRATIVA FÍLMICA: TRAMAS ENTRE O ENSINO DE FILOSOFIA E O AUDIVISUAL
Autor: Júlio César Ferreira de Matos Freitas
Por: Joyce H. Santos de Morais - Discente do Curso de Licenciatura em Filosofia
A filosofia é alvo de ataque desde o período antigo quando Sócrates foi condenado por corromper a juventude. Em seus diálogos em Atenas, o filósofo questionava através da filosofia, as razões que levam certas perspectivas a provocarem o interlocutor a pensar sua realidade com profundidade. Nesse processo, é essencial enxergar o conhecimento como um meio e não como apropriação definitiva. Esta é uma das especificidades da filosofia, o que talvez motive seus ataques, ela é “portadora de más notícias”, pois demonstra o quão frágil é tudo aquilo que já está dado como verdade absoluta. Estas e outras considerações foram aprofundadas no texto em questão elaborado pelo estudante Júlio César durante a disciplina de Laboratório de Produção Filosófica (2022-1). O autor evidencia que a arte e o cinema também são formas de interpretar e confrontar a realidade e podem auxiliar no diálogo com outros segmentos da sociedade, uma vez que possibilitam a criação de novas imagens. Ao longo do texto estão “costuradas” algumas falas do filme analisado, como uma tentativa de alinhar o texto às imagens, destacando a magnitude da experiência cinematográfica no ensino de filosofia.
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