Eletivas
2013
FILOSOFIA DO SÉCULO DAS LUZES: O ILUMINISMO E SEUS HERDEIROS
Apresentação por: Erick Charu, Matheus Parente, Raquel Silva e Sérgio Neves - Discentes do curso de Licenciatura em Filosofia
Não pode haver educação verdadeiramente formativa, sem a participação, sem o exercício e o cultivo da filosofia em todos os momentos da formação das pessoas.
Severino Boécio
Este material é um compilado de aulas ministradas pelas/os estudantes do curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Federal de Goiás, durante o ano de 2013, no CEPAE - UFG, em um projeto vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES). A proposta do conteúdo é fazer um apanhado geral de várias questões abordadas na contemporaneidade, utilizando materiais artísticos como meio pedagógico. Os temas variam desde liberdade, revolução, moral, sociedade de consumo, política, indústria cultural, etc. Já as autoras e autores abordados são em sua maioria contemporâneos, como, Nietzsche, Marx, Foucault, Hannah Arendt, porém, há também diálogos com pensadores de outras épocas como, por exemplo, Platão, Aristóteles, Kant e Hegel.
Um fator exposto ao longo deste programa de estudos pelas licenciandas e licenciandos é a capacidade que a Filosofia das Luzes trouxe à humanidade de problematizar e conceber novas formas de viver, de modo que os filósofos iluministas e os herdeiros desta tradição se propõem a repensar por quem somos governadas/os e se é possível o nosso autogoverno. As reflexões filosóficas expostas neste material nos inspiram, entre outras coisas, a problematizar as relações de poder estabelecidas no mundo. Estas reflexões em sala de aula possibilitam a capacidade de pensar o modo pelo qual somos governados, seja pela indústria cultural, pela moral cristã ou por qualquer outra forma de dominação.
Tais aulas, tão ricas em conteúdo filosófico e artísticos, carregam consigo o ensino da filosofia em sua essência, sendo aquilo que estuda o pensamento e interliga-se com as outras disciplinas como forma pedagógica e a própria práxis da filosofia. Desse modo, um dos motivos para ler este trabalho se dá pelo fato de que ao se elaborar as aulas de filosofia levando em conta o contexto histórico e a interconexão com imagens e obras artísticas, tal material conduz a uma concepção de Filosofia que vai além de sua mera dimensão racional e abstrata. Assim, a ênfase recai na potência imagética, intuitiva e imaginativa da Filosofia, possibilitando a transdisciplinaridade, articulando-a com áreas como arte, história e política, considerando assim esses outros modos de conhecer como partes relevantes e essenciais para o processo de ensino-aprendizagem da Filosofia. Dessa maneira, estudantes e profissionais de filosofia terão acesso a um repertório de aulas, questões, ideias pedagógicas e imagens que poderão inspirar reflexões e uma compreensão não só da Filosofia das Luzes e seu contexto histórico, mas também o seu desdobramento no pensamento filosófico do século XX.
Aulas dos bolsistas - Disciplina Eletiva
Textos didáticos produzidos pelos bolsistas
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2014
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Filosofia e Cinema (CEPI Professor Pedro Gomes - 2016)
Apresentação por: Mateus Falone - Discente do curso de Licenciatura em Filosofia
Apresento o programa de uma Oficina em aulas da disciplina Eletiva no CEPI Professor Pedro Gomes no âmbito das atividades do PIBID. A oficina foi realizada em 2016 com a participação do professor da disciplina, Atílio Malta, das bolsistas Desiré Rodrigues da Silva e Yasmin André da Silva Melo, dos bolsistas Diego Bertoldo Pereira, Gustavo Lenza, Hércules Garcia Silva Neto e da aluna Thauana Alves. A oficina foi planejada e realizada com o suporte de textos filosóficos, filmes e livros infanto-juvenis tomando por base o 3º pilar da educação proposto pela UNESCO, qual seja, “aprender a conviver”. Para tanto, o estudo tratou de temas graves e recorrentes no dia a dia, tais como violência às diversidades raciais, de gênero e culturais. As abordagens foram feitas para ampliar os horizontes da/o estudante a partir do auxílio de obras cinematográficas atuais. Como podemos ver no texto A luta do segundo sexo, a aluna Thauana Alves recorre a dois filmes da Disney, Mulan e Branca de Neve, para tratar da ideia de “igualdade dentro da diferença’’ da filósofa Simone de Beauvoir. Esta metodologia, que vem sendo amplamente utilizada no ensino de filosofia, traz um recurso visual que cria condições para que as/os estudantes tenham acesso à análise de textos filosóficos permitindo que elas/eles relacionem o conteúdo com outras linguagens, podendo ser um poema, um desenho, um rap, etc. Dessa maneira, o desinteresse pela leitura que decorre da pressão de existir apenas uma forma de acesso ao problemas filosóficos, poderia ser contornado com outras linguagens que complementam os textos didáticos. Afinal, a filosofia também está presente em outros gêneros além do textual. Por fim, sabe-se que o objetivo do filme não é substituir o livro didático, mas acrescentar à filosofia um caráter artístico, e até mesmo mais provocativo, uma vez que possibilita intensificar a sensibilidade da/o estudante, de modo a acentuar a sua curiosidade e a sua imaginação. O filme, então, seria um novo instrumento para suscitar novas e velhas reflexões filosóficas.
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FILOSOFIA DO SÉCULO DAS LUZES: O ILUMINISMO E SEUS HERDEIROS
Apresentação por: Erick Charu, Matheus Parente, Raquel Silva e Sérgio Neves - Discentes do curso de Licenciatura em Filosofia
Não pode haver educação verdadeiramente formativa, sem a participação, sem o exercício e o cultivo da filosofia em todos os momentos da formação das pessoas.
Severino Boécio
Este material é um compilado de aulas ministradas pelas/os estudantes do curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Federal de Goiás, durante o ano de 2013, no CEPAE - UFG, em um projeto vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES). A proposta do conteúdo é fazer um apanhado geral de várias questões abordadas na contemporaneidade, utilizando materiais artísticos como meio pedagógico. Os temas variam desde liberdade, revolução, moral, sociedade de consumo, política, indústria cultural, etc. Já as autoras e autores abordados são em sua maioria contemporâneos, como, Nietzsche, Marx, Foucault, Hannah Arendt, porém, há também diálogos com pensadores de outras épocas como, por exemplo, Platão, Aristóteles, Kant e Hegel.
Um fator exposto ao longo deste programa de estudos pelas licenciandas e licenciandos é a capacidade que a Filosofia das Luzes trouxe à humanidade de problematizar e conceber novas formas de viver, de modo que os filósofos iluministas e os herdeiros desta tradição se propõem a repensar por quem somos governadas/os e se é possível o nosso autogoverno. As reflexões filosóficas expostas neste material nos inspiram, entre outras coisas, a problematizar as relações de poder estabelecidas no mundo. Estas reflexões em sala de aula possibilitam a capacidade de pensar o modo pelo qual somos governados, seja pela indústria cultural, pela moral cristã ou por qualquer outra forma de dominação.
Tais aulas, tão ricas em conteúdo filosófico e artísticos, carregam consigo o ensino da filosofia em sua essência, sendo aquilo que estuda o pensamento e interliga-se com as outras disciplinas como forma pedagógica e a própria práxis da filosofia. Desse modo, um dos motivos para ler este trabalho se dá pelo fato de que ao se elaborar as aulas de filosofia levando em conta o contexto histórico e a interconexão com imagens e obras artísticas, tal material conduz a uma concepção de Filosofia que vai além de sua mera dimensão racional e abstrata. Assim, a ênfase recai na potência imagética, intuitiva e imaginativa da Filosofia, possibilitando a transdisciplinaridade, articulando-a com áreas como arte, história e política, considerando assim esses outros modos de conhecer como partes relevantes e essenciais para o processo de ensino-aprendizagem da Filosofia. Dessa maneira, estudantes e profissionais de filosofia terão acesso a um repertório de aulas, questões, ideias pedagógicas e imagens que poderão inspirar reflexões e uma compreensão não só da Filosofia das Luzes e seu contexto histórico, mas também o seu desdobramento no pensamento filosófico do século XX.
Aulas dos bolsistas - Disciplina Eletiva
Textos didáticos produzidos pelos bolsistas
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