Trabalhos apresentados em eventos

Corpos violentados e corpos atendidos: por que e por quem?

Autoras: Adriana Delbó e Yasmin André da Silva Melo (2017)

Apresentação por: Ana Sara Ferreira

O trabalho que aqui apresentamos é fruto de oficinas sobre violência, gênero e racismo, ofertadas no ano de 2017, no CEPI Professor Pedro Gomes, Colégio Estadual Villa Lobos e CEPAE/UFG, com a participação de estudantes e professores destas instituições de ensino, bolsistas do PIBID de Filosofia da UFG. O trabalho foi elaborado pela professora Adriana Delbó e pela bolsista do PIBID Yasmin André da Silva Melo, para apresentação no II Encontro Vivendo Sem Violência, ocorrido entre os dias 29 de novembro a 1 de dezembro de 2017, na UFG, campus de Jataí, hoje UFJ. Partindo das contribuições da filosofia, o trabalho se detém no modo pelo qual as sociedades têm, de fato, atendido as pessoas vítimas de violência. O questionamento sobre o tipo de atendimento que recebem por parte das autoridades constituídas leva as autoras a constatarem que esse atendimento tem produzido outras formas de violência. Por isso, este trabalho é um convite às/aos leitoras/es para um mergulho na violência que tem sido uma constante na vida das mulheres. Contudo, como as autoras lembram, essa mesma violência vem sendo combatida com pensamentos vigorosos como o de Judith Butler (2016, p. 29) quando afirma “que nem a biologia nem a cultura se torne um destino”.

 

SLIDES

___________________________________________________________________________________

 

2010.2 - PÔSTER PIBID FILOSOFIA (VII CONPEEX)

 

O projeto se insere no campo do ensino-pesquisa-extensão e é parte integrante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), financiado pela CAPES. Contando com a parceria do Colégio Estadual Pré-Universitário (COLU), nossa escola-campo, vem sendo desenvolvido a partir de um conjunto de ações direcionadas à melhoria das condições do ensino e, em especial, das condições do ensino da filosofia na educação básica. As/os autoras/es são estudantes da graduação que fizeram a opção pela docência em Filosofia e figuram aqui como bolsistas de iniciação à docência. O projeto foi elaborado pela coordenadora, com a colaboração do professor supervisor do colégio e das/os bolsistas, com o objetivo de realizar estudos, pesquisas e atividades de caráter interdisciplinar que contribuam para qualificar a formação das/os jovens estudantes do ensino médio e a formação continuada de professoras/es que atuam na educação básica.

 

PDF

________________________________________________________________________

ORGANIZAÇÕES SOCIAIS NA ESCOLA PÚBLICA EM GOIÁS: PROBLEMAS ÉTICOS

Autor: Pedro Romário Santos da Silva

Por: Camila Mandu - Discente do Curso de Licenciatura em Filosofia

 

     O cenário educacional nacional e estadual passa por uma série de problemas relativos à própria estrutura política do país, mais especificamente no que tange o ensino de humanidades. Compreender melhor o que está por trás de tamanhas dificuldades de desenvolvimento educacional nos faz vislumbrar o caráter intencional do governo e um “ar” de projeto de desmobilização do ensino de humanidades implícito às convocações dirigidas às empresas privadas. Segundo a lei, as OS’s são qualificadas como organizações sociais, conforme o próprio nome dado, contudo, são as empresas privadas que se apresentam para gerir a educação e a saúde pública em Goiás.

     Nesse sentido, a meta do então governador de Goiás, Marconi Perillo, foi transferir a gestão de mais de 20 escolas a essas empresas, ainda em 2016. As questões que se apresentam disso são: os empresários interessados só queriam fazer filantropia? Do dia para a noite – como inclusive foi o processo de criação de algumas empresas qualificadas – um empresário resolve ser benevolente com a educação pública estadual ou teriam interesses escusos por trás dessa intenção? Quais interesses seriam esses? Esse artigo, produzido no ano de 2016 e de autoria de Pedro Romário, é um convite para a reflexão sobre o assunto.

PDF

 

___________________________________________________________________________________