Experiências Formativas
2015
Apresentação por: Pamalla Tavares - Discente de Licenciatura em Filosofia
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa governamental brasileiro que tem como objetivo apoiar a formação de professoras/es para a educação básica. Ele oferece bolsas para estudantes universitários da Licenciatura e os envolve em projetos de ensino e pesquisa em escolas públicas. Em 2015, havia uma grande preocupação com a possibilidade de interrupção do PIBID, o que levou professoras/es e bolsistas a se unirem para garantir a continuidade do programa. As/os pibidianas/os dos cursos de Artes Visuais, Filosofia, História e Letras da UFG elaboraram um Manifesto, publicado em 29 de agosto de 2015, contra o projeto "Brasil, Pátria Educadora", no qual abordaram diversas questões relacionadas à educação no país para justificar a importância da permanência do programa. As/os bolsistas defenderam a importância do programa para a formação de professoras/es e para a melhoria da qualidade do ensino na rede pública. Além do manifesto, as/os pibidianas/os do curso de Licenciatura em Filosofia fizeram um panfleto para distribuição ao público contendo o texto “A fábula de uma farsa”, o cordel “Cordel da democracia desencantada” e o poema “Mitos da democracia”, todos elaborados pelas/os bolsistas. É este panfleto que aqui apresentamos.
DEPOIMENTO BOLSISTAS - FICA PIBID
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2015
ANÁLISE DO CURRÍCULO REFERÊNCIA DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS - DISCIPLINA DE FILOSOFIA
Autoras(es): Débora Chistine Cardoso de Faria, Fernando Ferreira da Silva, Patrícia dos Santos Silva e Pedro Romário Santos da Silva
Apresentação por: Rebeca Valente Guimarães - Discente do curso de Licenciatura em Filosofia
O trabalho em questão, escrito em 2015 por um grupo de bolsistas do PIBID, na escolar parceira Centro de Ensino em Período Integral - CEPI Professor Pedro Gomes, parte da premissa conhecida do curso de Filosofia no Ensino Médio de “saber perguntar, e que saber perguntar implica poder entender aquilo que se pergunta”. São colocados questionamentos importantes e decisivos a nós, estudantes e futuras/os professoras/es de filosofia. As incoerências do currículo de referência para a disciplina de Filosofia no ensino médio são apontadas e nos instigam a refletir. O propósito posto de “iniciar os estudantes no processo de filosofar” é possível? Serão capazes as/os professoras/es de darem conta desse processo, levando em conta que, de um lado, os conhecimentos de filosofia a serem ensinados e aprendidos são excessivos e, de outro, a desvalorização que a filosofia sofre com o tempo que lhe é reservado neste mesmo currículo. A importância dessa discussão leva-nos a questionar sobre como poderemos ensinar uma filosofia não atrelada ao conteúdo de uma forma tão rígida. A análise proposta pelas/os autoras/es contribui sobremaneira para pensar o assunto. Boa leitura!
ANÁLISE CURRÍCULO REFERÊNCIA DE GOIÁS - Disciplina de Filosofia
TÚLIO PASCAL - Análise currículo referência Goiás
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